Plano de Contas

 
Para utilização do cruzamento Fiscal x Contábil será necessário parametrizar o DE-PARA de plano de contas versus as CFOP's da movimentação fiscal. Este relacionamento determina em qual conta contábil a CFOP é contabilizada no razão.
 
Esta parametrização é feita para cada estabelecimento da empresa, conforme tela abaixo:
 
 
Após informar o estabelecimento e uma descrição para esta relação, que será listada nos relatórios dessa conciliação, também é necessário informar a conta contábil existente no razão contábil da empresa e o tipo da conta conforme opções abaixo, destacando se a mesma é uma conta de receita ou despesa, ou uma conta de impostos.
 
 
Informar a natureza contábil da conta, ou seja, se ela é (D) devedora ou (C) credora, para que a apuração dos saldos seja realizada da forma correta.
 
 
Já o campo Composição Saldo conforme tela abaixo, deve ser parametrizado para determinar se os lançamentos de qualquer natureza (D ou C) devem ser considerados na composição do saldo final da conta, ou apenas os lançamentos que possuem a mesma natureza da conta. Detalhando melhor, caso a opção selecionada for Natureza da conta e a conta contábil for credora (C), somente será utilizados os lançadores credores (C) para a composição do saldo.
 
E por fim, informar a CFOP no qual os lançamentos foram escriturados no fiscal. No caso das contas de impostos, não é necessário informar a relação com A CFOP, apenas as informações relativas à conta contábil (código da conta, tipo, natureza e composição do saldo).
 
(*) O relacionamento DE-PARA de Plano de Contas permite informar que uma conta contábil recebe lançamentos de várias CFOP's, porém o contrário não é permitido.