- Manual do Usuário
×
Menu
Index

Parametrizando o Inteligência Fiscal

 
O módulo de Inteligência Fiscal conta com uma tela onde é possível habilitar e desabilitar a aplicação do Cálculo por imposto, ou seja, caso o usuário não necessite da conferência do cálculo do ICMS ST, ele apenas precisaria desabilitar esse imposto para que o cálculo não seja executado. O mesmo acontece para os outros tipos de impostos.
 
Inteligência Fiscal x QUIRIUS DF-e
 
A integração será feita no momento da Importação da Nota Fiscal para o Quirius DF-e, sendo assim, o Quirius DF-e fornecerá as informações do XML de entrada e saída, e fara uma requisição para a Inteligência Fiscal solicitando a Validação dos Dados utilizando as regras e também as matrizes de cálculo, caso o parâmetro que habilita a Inteligência (“HABILITA_INT_FISCAL”) estiver habilitado.
 
Após a execução, os resultados serão demonstrados na tela de conferencia de documentos, como hoje também é demonstrada a conferencia comercial. No entanto, a tela de conferência de documentos, quando integrada à Inteligência Fiscal, permitirá a listagem e filtro das notas de saída, pois atualmente o módulo de entrada do Quirius DF-e não apresenta listagem de notas de saída. Além disso, foi adicionado um novo botão que será utilizado para liberar as inconsistências ocorridas na validação da Inteligência Fiscal. Isso foi alterado para que o usuário possa ter mais facilidade ao validar as notas fiscais. Além disso, existe um novo parâmetro no DF-e para indicar quais notas serão processadas pela Inteligência (Entrada, Saída ou Ambos). A figura abaixo apresenta a tela de conferencia de documentos.
 
 
Além disso, o detalhamento das validações aplicadas será demonstrado pelo botão “Divergências”, onde serão demonstradas todas as mensagens atuais das validações de regras e cálculos daquele determinado documento. A tela é representada pela figura abaixo.
 
 
Esta tela apresentará a possibilidade de detalhar o cálculo da mesma forma em que é detalhado no capítulo "Execução Inteligencia Fiscal" deste documento, demonstrando quais foram os valores utilizados para efetuar o cálculo.
 
 
Inteligencia Fiscal X QUIRIUS Auditor
 
A integração será feita no momento da Auditoria do EFD Fiscal e do EFD Contribuições, desta forma o Quirius Auditor fornecerá as informações das notas fiscais contidas no SPED e fara uma requisição para a Inteligência Fiscal, solicitando a validação das notas fiscais utilizando as regras e as matrizes de cálculo cadastradas no sistema.
 
Foram criadas regras padrões apenas para a utilização dos textos, para serem utilizadas na aplicação do Cálculo, tendo em vista a estrutura de demonstração de resultados apresentada hoje pelo Auditor. Após a execução, os resultados são demonstrados no SPED Viewer e também no Documento de Parecer da Auditoria, conforme a figura abaixo.
 
 
Além disso, será possível o usuário visualizar as notas validadas com seus respectivos resultados nas telas do módulo da Inteligência Fiscal, onde também será possível visualizar o detalhamento dos cálculos executados.