- Manual do Usuário
×
Menu
Index
  • Instalação Suíte Fiscal

Instalação Suíte Fiscal

 
 
A partir da versão 3.7 com atualizações na versão 3.9.0 foi implementado o Instalador/Atualizador da Suíte Fiscal e os procedimentos para instalação ou atualização podem ser consultados em: Instalador/Atualizador
 
 
Também gostaríamos de salientar de que o instalador possui 3 formas de instalação a partir da versão 3.9.0:
 
 
Atenção! Como comentamos acima, entende-se que é possível efetuar até 3 instalações da Suite Fiscal num mesmo servidor, porém esta situação não é recomendada pela Becomex tendo em vista segurança e performance da Suíte Fiscal onde em caso de problemas neste servidor, poderão ser perdidos os dados de todas as 3 Suites Fiscais implantadas. Assim sugerimos que a melhor recomendação é que cada instalação seja feita em um servidor diferente. Abaixo listamos as melhores recomendações por ordem, onde a primeira seria a melhor e a última, mesmo sendo possível, não seria recomendada:
 
1) 1 Servidor para cada instalação, ou seja, 1 servidor para a Suíte Fiscal em Homologação, 1 servidor para Produção e 1 servidor para Desenvolvimento;
2) 1 VM para cada instalação, ou seja, 1 VM para Homologação, 1 VM para Produção e 1 VM para Desenvolvimento;
3) Se não for possível nenhuma das opções listadas anteriormente, poderão ser feitas 3 instalações num mesmo servidor. Mas como mencionamos acima, esta situação não é recomendada pela Becomex com relação a problemas de segurança ou mesmo performance da aplicação.
 
 
Antes de executar o instalador verifique os requisitos (presente no manual de instalação do produto), caso algum requisito esteja faltando, realize a instalação/configuração do mesmo:
•     IIS 7 ou superior
•     .NET Framework 4.6.2 ou superior
•     Pacote Microsoft Office 2010 ou superior
•     Report Viewer
•     Apache Tomcat
•     ASP.NET Core 6.0 Runtime (v 6.0.18) - Windows Hosting Bundle Installer (item 5)
•     sqlplus
•     sqlcmd
•     Serviços WCF > Ativação HTTP
•     URL Rewrite: https://www.iis.net/downloads/microsoft/url-rewrite
·     Bancos de Dados Oracle ou Sql:
·     Para Oracle:
GRANT CREATE TYPE TO <USER>;
GRANT CREATE PROCEDURE TO <USER>;
GRANT CREATE SEQUENCE TO <USER>;
GRANT CREATE TABLE TO <USER>;
GRANT CREATE TRIGGER TO <USER>;
GRANT CREATE VIEW TO <USER>;
GRANT CREATE SYNONYM TO <USER>;
GRANT EXECUTE ON SYS.DBMS_CRYPTO TO <USER>;
GRANT IMP_FULL_DATABASE TO <User>;
GRANT EXP_FULL_DATABASE TO <User>;
ALTER USER <User> QUOTA UNLIMITED ON USERS;
 
 
·     Para SQL Server:
Permissão de db_owner apenas no Banco da Suite Fiscal
 
 
Para cada tipo de ambiente haverá um programa de instalação diferente como demonstramos abaixo:
 
 
 
Será demonstrado o passo a passo com relação a instalação:
 
Tela Inicial
 
A Tela inicial mostrará qual o tipo de instalação Efetuada como a imagem abaixo de exemplo para a aplicação em Homologação:
 
 
 
Checagem Pré-Requisitos para Instalação
 
Será feito uma checagem de pré-requisitos para a instalação onde serão demonstrados ícones se estão de acordo (verde), com alerta (amarelo) que não impedem a instalação mas que serão pontos de atenção que podem influenciar em alguma funcionalidade da Suíte Fiscal ou que proíbem a instalação (vermelho).
 
 
 
Se houver algum alerta será demonstrada a mensagem abaixo. Como mencionamos acima os alertas não impedirão a instalação mas alguns componentes podem não funcionar corretamente:
 
 
Pasta de Destino
 
Tela de diretório de instalação da Suite Fiscal, por padrão o caminho é: C:\inetpub\wwwroot\SuiteFiscal mas pode ser alterado conforme a necessidade podendo ser preenchido ou utilizando o botão “alterar” além de permitir selecionar uma nova pasta de instalação também permite que seja criada uma nova pasta. Aqui pode ser definida mais de uma pasta como mencionado no início deste tutorial de acordo com a instalação efetuada, porém não recomendado no mesmo servidor.
 
 
 
Configurações Gerais da Aplicação
 
Tela destinada inclusão dos dados da chave da licença de uso da Suíte Fiscal. Campos:
 
Chave da Licença: Inserção da chave da licença de uso da Suíte Fiscal
Possui Proxy?: Para checagem da Chave de licença caso haja proxy. Caso seja marcado serão demonstrados os seguintes campos:
Servidor: Endereço do Servidor Proxy
Usuário: Usuário de Autenticação do Proxy
Senha: Senha do Usuário de Autenticação do Proxy
 
 
 
Pré-Requisitos do Banco de Dados
 
Após a configuração dos dados de Banco de Dados teremos uma tela de checagem conforme abaixo (o exemplo diz respeito ao Oracle) dos pré-requisitos seguindo a mesma lógica dos pré-requisitos da aplicação com sinais coloridos de acordo com o status: verde (de acordo), vermelho (não está de acordo)
 
 
Caso ocorra algum erro será demonstrada a mensagem:
 
 
 
Configurações de Banco de Dados
 
Tela destinada inclusão dos dados do Banco de Dados que será utilizado pela Suíte Fiscal.
 
Campos caso o banco de dados seja Oracle:
 
Tipo de Conexão: Básico ou TNS
Caso a conexão seja do tipo Básico serão demonstrados os campos:
Nome do Host:
Porta:
Nome do Serviço:
Caso a conexão seja do tipo TNS será demonstrado o campo:
Alias da rede:
Campos comuns a ambas opções:
Usuário: Usuário do Banco de Dados
Senha: Senha do Usuário do Banco de Dados
Tablespace de Dados
Tablespace de Índices
 
 
 
 
 
Caso o banco de dados seja SQL Server serão demonstrados os seguintes campos:
Caso a autenticação seja SQL Server:
Nome do Servidor: Nome do Servidor do Banco de Dados
Nome do Banco de Dados:
Usuário: Usuário do Banco de Dados
Senha: Senha do Usuário do Banco de Dados
 
Caso a autenticação seja Windows serão demonstrados apenas os campos de Nome do Servidor e Nome do Banco de Dados explicados anteriormente. Os campos de usuário e senha do banco ficarão desabilitados:
 
 
 
 
Configurações dos websites utilizados pela aplicação
 
Nesta tela serão configurados os sites e webservices da aplicação da Suite Fiscal. Poderá ser visto que os nomes terão alterações em quando a instalação for Homologação ou Produção em seu final.
 
Configuração dos sites em homologação como a imagem abaixo:
Configuração dos sites em homologação como a imagem abaixo:
 
Os nomes dos sites serão variáveis de acordo com a instalação no caso de serem homologação ou produção:
SuiteFiscalHom ou SuiteFiscalProd: Site da Suíte Fiscal
SuiteFiscalWSHom ou SuiteFiscalWSProd: Webservice da Suíte Fiscal
AuditorWCFHom ou AuditorWCFProd: Webservice do Auditor da Suíte Fiscal
ReceiverWCFHom ou ReceiverWCFProd: Webservice do Receiver da Suíte Fiscal
PortalKpiHom ou PortalKpiProd: Site do Portal de KPIs da Suíte Fiscal
 
Os dados a serem informados para cada site serão:
Porta: Porta de conexão do site ou webservice
Usuário: Usuário com os privilégios de instalação da Suite Fiscal. Como exemplo deverá ser o mesmo usuário instalador do certificado digital deste servidor
Senha: Senha do usuário
Confirmar Senha: Confirmação da senha do usuário
 
 
 
 
Conferência das Parametrizações da Aplicação
 
Tela com a geração de log com os dados das parametrizações efetuadas além de hardware e software. É possível visualizar o log em tela ou gerar o arquivo texto a partir do link “Salvar Log”. O arquivo também ficará salvo na pasta de instalação definida dentro de uma pasta chamada “Log”
 
Instalação da Suíte Fiscal
 
A partir dessa tela será possível acompanhar o andamento da instalação da Suíte Fiscal.
 
 
 
 
Caso a instalação tenha ocorrido com sucesso será demonstrada a tela abaixo. Também será possível salvar o log gerado na opção “View Log”:
 
Caso tenha ocorrido algum erro na instalação será demonstrada a tela abaixo e será desfeita a instalação. Há também a opção de geração de log (View Log) para que seja identificado qual problema ocorreu na instalação.
 
Ao final da instalação poderá ser verificado na pasta Logs algumas informações pertinentes ao processo de instalação:
·     Suíte Fiscal Estratégica - Versão 3.X.X.X – data-hora - Execução dos Scripts.txt: Conterá os dados de log das execuções de scripts da instalação
·     Suíte Fiscal Estratégica - Versão 3.X.X.X – data-hora - Comparação da base de dados.csv: Conterá um arquivo csv com a comparação da base de dados como nome do objeto, tipo do objeto, versão, hash da tabela, hash calculado e conteúdo do hash calculado
·     Suíte Fiscal Estratégica - Versão 3.X.X.X – data-hora - Comparação da base de dados.txt: Texto com comparação de base de dados
·     Suíte Fiscal Estratégica - Versão 3.X.X.X - Parametrizações.txt: Arquivo contendo todas as parametrizações efetuadas no instalador
·     Suíte Fiscal Estratégica - Versão 3.X.X.X.log: Log completo de todos os pontos de execução da instalação da Suíte Fiscal.
 
 
Processo de Atualização
 
Quando já se tem a Suíte Fiscal instalada em uma versão inferior será feita a atualização onde serão apresentados menos passos do que a instalação como será demonstrado abaixo:
 
 
 
 
 
 
 
Checagens Pós-Instalação/Atualização
 
Após término da execução do instalador conforme ilustrado na imagem abaixo, é necessário realizar alguns procedimentos para o término do processo de instalação.
 
 
Após instalado será possível visualizar a versão para cada tipo de ambiente por meio do painel de controle como demonstrado abaixo (Aqui estaremos demonstrando o caso de 3 instalações no mesmo servidor, porém como já mencionamos não recomendamos esse tipo de instalação):
 
 
 
 
Será criado no IIS todos os sites seguindo o padrão do Sufixo Dev, Hom e Prod. (Aqui estaremos demonstrando o caso de 3 instalações no mesmo servidor, porém como já mencionamos não recomendamos esse tipo de instalação):
 
 
 
Será criado todos os serviços seguindo o padrão do sufixo Dev, Hom e Prod.  (Aqui estaremos demonstrando o caso de 3 instalações no mesmo servidor, porém como já mencionamos não recomendamos esse tipo de instalação):
 
 
No editor de registros do Windows também será criado para cada tipo de ambiente, respeitando as parametrizações e padrões de sufixo (Aqui estaremos demonstrando o caso de 3 instalações no mesmo servidor, porém como já mencionamos não recomendamos esse tipo de instalação):
 
 
 
Checagens a serem feitas:
 
1)     Valide as parametrizações da Suíte Fiscal Estratégica.
Para isso é necessário realizar uma consulta e atualizar algumas informações da base de dados que foi utilizada na instalação.
Utilize o comando abaixo para consultar as parametrizações já existentes.
 
SELECT * FROM TFRW_PARAMETRO_SISTEMA;
 
Verifique parâmetro a parâmetro e efetue as devidas modificações com o uso da query exemplificada abaixo. Obs.: substitua as “chaves” em vermelho conforme o respectivo parâmetro que deseje alterar.
 
INDICADOR DE ORIGEM
 
1 - GERAL
2 - SERVICO_AGENDADOR
3 - SERVICO_AUDITOR
4 - SERVICO_CALENDARIO
5 - SERVICO_INT_FISCAL
6 - SERVICO_IMPORT
7 - SERVICO_NFE_UTIL
8 - SERVICO_NFSE_UTIL
9 - SERVICO_PROCESS_QUEUE
10 - SERVICO_VERIFY
11 - SERVICO_WIN
12 - WEBSERVICE
 
UPDATE TFRW_PARAMETRO_SISTEMA
SET DES_VALOR = 'EXEMPLO_VALOR'
WHERE IND_ORIGEM = 'EXEMPLO_IND_ORIGEM' AND COD_PARAMETRO = 'EXEMPLO_COD_PARAMETRO';
 
2)     Configure os dados de conexão e parametrizações (PortalKpi > BackEnd > appsettings.json) do back-end do portal de Kpi (Conforme documentação)
 
3)     Configure as parametrizações (PortalKpi > FrontEnd > config > config.json) do front-end do portal de Kpi (Conforme documentação)
 
4)     Configure os dados de conexão e parametrizações do serviço de geração de visões gerenciais do portal de KPI no arquivo de configurações (PortalKpi > Servicos > Quirius.SuiteFiscal.DWService > QuiriusSuiteFiscalDWService.exe.config) do serviço do DW (conforme documentação)
 
5)     Execute a instalação do ASP.NET Core 6.0 Runtime (v 6.0.18) - Windows Hosting Bundle Installer.
 
https://dotnet.microsoft.com/en-us/download/dotnet/6.0
 
6)     Execute a instalação do Syncfusion Dashboard Platform SDK (solicitar executável da aplicação para a equipe técnica).
 
7)     Execute a instalação/configuração do Apache Tomcat conforme guia de instalação presente no manual de instalação do produto.
 
8)     Criar pasta com o nome “Desktop” nos seguintes diretórios.
 
C:\Windows\System32\config\systemprofile
C:\Windows\SysWOW64\config\systemprofile
 
9)     Verifique a necessidade de configurar o domínio e/ou protocolo de segurança HTTPS. Se necessário, configure as informações conforme diretrizes do cliente para cada site.
 
IIS > Sites > Site > Associações do Site
 
10)     Verifique a necessidade de configurar o AD ou qualquer outra parametrização do arquivo Frw.config.
Se necessário, altere o arquivo (Frw.config) na aplicação e nos webservices existentes.
 
11)     Verifique a necessidade de configurar o serviço de agendamento de auditorias, o Agendador.
Se necessário, altere os parâmetros do arquivo de configurações do Agendador (Servicos > AgendadorService.exe.config).
 
12)     Verifique a necessidade de configurar o serviço de monitoramento dos serviços, o Monitor.
Se necessário, altere os parâmetros do arquivo de configurações do Monitor (Servicos > Monitor.exe.config).
 
13)     Acesse a aplicação com o usuário admglobal e valide a licença da Suíte Fiscal Estratégica.
 
14)     Efetue as parametrizações da Suíte Fiscal Estratégica conforme procedimento padrão de implantação.
 
15)     Inicie os serviços que o cliente possui.
 
 
Novas Funcionalidades:
 
·     Implementado Instalador / Atualizador da Suíte Fiscal