Gestão de Fretes

 
O objetivo do módulo Gestão de Fretes é aumentar o nível de controle sobre os conhecimentos de transporte gerados pela e contra a empresa, eliminando assim controles paralelos existentes no fiscal, no financeiro e na relação com o transportador.
 
Dentre os principais controles, destaca-se:
• Controlar os CT-e emitidos contra o CNPJ da empresa.
• Mitigar a ausência do XML por falta do envio pelo transportador.
• Possibilitar a administração das faturas recebidas com base no conhecimento de frete (CT-e).
• Definir um ponto de controle para reconhecer a autenticidade e validade do CT-e perante ao Fisco.
• Facilitar a conferência dos fretes cobrados pela transportadora na fatura de cobrança.
• Evitar liberação de pagamento da fatura de transporte em duplicidade.
• Facilitar a análise para um uso correto dos créditos de impostos sobre os fretes (DOC válido SEFAZ, Destinação da Mercadoria).
 
CARACTERÍSTICAS
 
Com ativação e implantação desse módulo, algumas funcionalidades serão agregadas à Suíte Fiscal Estratégica:
 
Portaria CT-e
Permite na chegada de um transporte, conferir a existência do XML (CT-e) na base da empresa, bem como a conferência de todos as notas fiscais eletrônicas (XMLs) relacionados a este transporte. Na situação de não encontrá-los na base, permite acesso rápido ao site da SEFAZ para realizar o download.
 
Controle Pendências CT-e
Com base no DACTE e/ou XML do CT-e e/ou arquivo EDI será possível acompanhar a movimentação de conhecimentos de transporte contra a sua empresa, bem como as faturas de cobrança, o armazenamento de arquivo XML e as movimentações ocorridas dentro da empresa e na sua escrituração.
 
Consulta CT-e x NF-e
Visão centralizada para conferência da conformidade e rastreabilidade dos conhecimentos de transporte versus notas fiscais transportadas, evitando que sejam referenciadas notas fiscais que não estão sendo transportadas com este documento eletrônico.
 
Consulta CT-e x Fatura
Como consequência, se a nota referenciada não foi transportada neste documento eletrônico de frete, o serviço não deveria ser destacado na fatura de cobrança de frete. Com a tela de consulta CT-e x Fatura, possibilita ao Financeiro uma melhor gestão sobre os pagamentos destes serviços.
 
Importação Layout PROCEDA (EDI)
Permite realizar a importação dos arquivos DOCCOB (Fatura) e CONEMB (CT-e) conforme layout Proceda para agilizar a troca de informações transportadora e a empresa.
Obs.: Tratamos o layout 3.1 do layout PROCEDA.