- Manual do Usuário
×
Menu
Index

DFe – Reativação da consulta retroativa de NSU

 
 
Há algum tempo a consulta retroativa de NSUs foi desabilitada por conta de alguns problemas que estávamos tendo com relação a consumo indevido na Sefaz dentro da ferramenta. Essa consulta será reativada, mas de uma forma mais simplificada a fim de evitar o consumo indevido e garantir que estaremos com todos os documentos dentro do DFE.
 
Criado um parâmetro no módulo administrativo, Parâmetros, DFE, Estabelecimento, Aba Geral com o nome MAX_DIAS_CONSULTA_NSU_RETRO onde será configurado a quantidade de dias que a aplicação deve voltar para realizar consultas retroativas. O valor padrão para esse parâmetro deve ser de 2 dias. A descrição do parâmetro na tela será "Número máximo de dias de Consulta Retroativa de NSUs Sefaz. Valor Máximo: 7". Com um alerta em tela: "Para que esse parâmetro funcione é obrigatório que sejam parametrizados os horários nos parâmetros HORA_INICIO_CONSULTA_NSU_RETROATIVAS e HORA_FIM_CONSULTA_NSU_RETROATIVAS"
 
O número máximo de dias permitidos para consulta retroativa terá como limite igual a 7 dias.
 
Caso o número de dias seja maior que 7 emitiremos uma mensagem de erro: "Não é permitido parametrizar mais do que 7 dias para consultas de NSUs retroativas."
 
Para evitar consultas indevidas à Sefaz, a reativação das consultas retroativas em clientes será feita nos parâmetros abaixo: 
 
No módulo administrativo, Parâmetros, DFE, Estabelecimento, Aba Geral foram criados mais dois parâmetros para início e fim da consulta retroativa da NSU:
 
1) HORA_INICIO_CONSULTA_NSU_RETRO. Descrição: Hora em que o serviço para consulta de NSU Retroativas deve iniciar. Texto ajuda: A próxima execução a partir deste horário será a que fará a consulta de NSU Retroativas. Valor Inicial: 00:00
2) HORA_FIM_CONSULTA_NSU_RETRO. Descrição: Hora em que o serviço para consulta de NSU Retroativas deve parar. Texto ajuda: Este horário será quando será encerrada a consulta de NSU Retroativas. Caso esteja ainda sendo feita a consulta, esta será encerrada para continuar no próximo dia. Valor Inicial: 03:00
 
 
Durante o período definido acima as consultas recorrentes serão desabilitadas.
 
O usuário deve definir o horário em que as consultas recorrentes devem ser iniciadas. Dessa forma, a cada execução do job de consulta, o horário de execução será verificado de acordo com os horários acima definidos, e se a consulta retroativa ainda não tiver sido executada no dia, ela poderá ser iniciada, disparando a consulta com o NSU (Número Sequencial Único) do primeiro documento da data de emissão retroativa parametrizada.
 
Por exemplo, se o horário definido para a execução da consulta retroativa for às 00:00 e o parâmetro de dias retroativos for definido como 2 dias, e a última consulta recorrente ocorreu às 23:00, quando o job iniciar a consulta às 00:10, por exemplo, poderá ser disparada a consulta recorrente usando o NSU do primeiro documento emitido dois dias antes e armazenado no DFE.
 
É importante destacar que o NSU atual da consulta recorrente do parâmetro: NFE_ULTIMO_NSU e CTE_ULTIMO_NSU não será sobreposto. O retorno ao NSU até a quantidade de dias parametrizada ocorrerá apenas na execução do job.
 
Além disso, o horário de disparo da consulta retroativa deve estar dentro do intervalo de início e fim de consultas permitido pelo webservice de distribuição da Sefaz. Essa validação precisa foi implementada verificando os dois parâmetros já existentes HORA_INICIO_DOWNLOAD_XML e HORA_FIM_DOWNLOAD_XML onde esses parâmetros não poderão ser sobrepostos.
 
Caso o horário de disparo da consulta retroativa esteja em branco ou com o valor -1, a consulta retroativa de NSU não será realizada.
 
As configurações de horário são flexíveis, permitindo ao usuário administrador realizar ajustes para aumentar, reduzir ou até mesmo desabilitar as consultas retroativas.
 
No log da aplicação, teremos registros sobre as consultas retroativas, deixando claro ao usuário que são consultas realizadas em períodos passados. Em caso de erros de consumo indevido essas informações serão geradas no log.
 
IMPORTANTE!!!! Como efetuamos no passado essa alteração por conta de consumos indevidos na Sefaz caso seja observado que essa situação volte a ocorrer por causa das consultas retroativas, pedimos que os parâmetros sejam passados para o status inicial como mencionamos para que não sejam feitas essas consultas! Lembrando que essa funcionalidade é apenas uma checagem cruzada se não houve algum NSU que tenha por algum motivo ficado de fora da baixa do DFe.
 
Novas Funcionalidades:
 
- Reativação de uma forma mais simplificada e mais flexível da consulta retroativa de NSUs