DFe – Novo modelo de consultas de Status de Documentos na Sefaz

 
 
Efetuamos melhorias em termos de performance para aumentar a velocidade com que os documentos ficam disponíveis para o usuário, por exemplo, processamento paralelo e também alterações nas rotinas de engine de regras e validação comercial.(inserir o link da melhoria de performance no manual)
 
Todos os documentos de NFe, CTE e CTeOs criados no DFe são consultados na Sefaz uma primeira vez no momento da criação ou reprocessamento do documento. Este comportamento do produto é importante, porém em alguns clientes esse procedimento prejudica o processo de disponibilização dos documentos aos usuários no caso de grande volumetria, e em casaos de CTe’s que esse aumento de consulta gera bloqueio do certificado junto a Sefaz.
 
O objetivo dessa melhoria é flexibilizarmos via parametrização a consulta dos documentos, ou seja, a SFE poderá ser configurada para realizar ou não a consulta dos documentos quando eles são criados no sistema.
 
Foram criados dois parâmetros na aplicação com relação a primeira consulta do documento no Sefaz, um para a NFe e outro para CTe. De acordo com print screen abaixo:
 
 
·     Nome do Parâmetro: Primeira_Consulta_Sefaz_NFe ou CTe
o     Local: Parâmetros da Aplicação
o     Aba: Serviços
o     Descrição: Define quando a aplicação deverá realizar a primeira consulta na sefaz dos documentos do tipo NFe/CTe
o     Opções: 
§     Sempre
§     Apenas Diretório ou E-mail.
§     Nunca
o     Default: Sempre
o     Ajuda: A consulta de documentos na Sefaz é um dos processos mais demorados durante a inclusão dos documentos fiscais no DFe. Este parâmetro permite flexibilizar quando as consultas devem ser feitas na entrada dos documentos conforme os indicadores, Sempre - para qualquer forma de importação, Apenas Diretório ou E-mail - para documentos recebidos por diretório ou e-mail, Nunca - Não realiza a consulta durante o processo de importação. 
o     Mensagem de alerta: Quando a aplicação estiver configurada para utilizar mais de uma fila na consulta no Verify e o usuário configure para que a consulta seja feita como sempre, devemos apresentar uma mensagem de alerta ao usuário indicando que a configuração de consultas multiplas em conjunto com a consulta na recepção do documento pode causar bloqueios de certificado junto a sefaz. Mensagem: "Alerta: Não indicada configuração de consulta na Sefaz na recepção do documento quando existem multiplas filas de processamento de consulta em segundo plano. Antes de efetivar a configuração desta mudança, entre em contato com o suporte."  
 
 
Para documentos com mais de 180 dias entre a emissão do mesmo e a data atual, não serão realizadas consultas a Sefaz. Pois a própria sefaz não permite a consulta de documentos com mais de 6 meses de emissão. Atualmente estes documentos ficam com o status fora de prazo no Dfe.
 
Quando o documento (CTe, CTeOS ou NFE) for importado, verificaremos se já não existe um registro na tabela de pendências. Caso exista e o status seja cancelado, o documento criado já deve ficar com status cancelado e não será mais consultado pelo verify.
 
Documentos reprocessados manualmente pelo usuário via tela de manutenção não serão consultados na Sefaz caso o status anterior seja Válido ou Cancelado ou Histórico ou Fora do Prazo ou Denegado.
 
 
Novas Funcionalidades:
 
·     Implementado novo modelo de consultas de documentos a Sefaz de acordo com novos parâmetros da aplicação visando otimização.