DFe – Downloads paralelos de documentos via Sefaz

 
 
Até a versão 3.4 da Suíte Fiscal, a aplicação apenas permitia o download e processamento dos documentos fiscais de um único estabelecimento por vez, ou seja, a busca de informações da Sefaz era feita de forma unitária por estabelecimento.
Diante do cenário acima, a Suíte Fiscal foi evoluída para permitir o download paralelo de informações da Sefaz por tipo de documento e Estabelecimentos. Assim teremos filas diferentes de processamento para Notas Fiscais e Conhecimentos de Transporte (Cte) com possibilidade de também processarmos os documentos ficais de até 10 estabelecimentos simultâneos (limitado ao máximo de 10 mesmo em caso de ser forçado o parâmetro para mais estabelecimentos).
 
Para que este comportamento fosse possível, a arquitetura de busca de informações e processamento delas foi dividido, a captura de dados continua sendo realizada pelo serviço QuiriusNfeUtilService, já o processamento/importação dos XMLs passa a ocorrer em um novo serviço chamado QuiriusProcessQueueService, construído para termos um controle mais efetivo sobre as informações processadas pela aplicação.
 
A definição de quantas filas paralelas de estabelecimentos devem ser executadas é realizada através do parâmetro ParallelEstabProcess, este parâmetro está contido nos arquivos de configuração dos serviços QuiriusProcessQueueService e QuiriusNfeUtilService. No arquivo de configuração do serviço QuiriusNfeUtilService este parâmetro define a quantidade de conexões simultâneas por estabelecimento podem ser feitas junto a Sefaz, já no arquivo de configuração do serviço QuiriusProcessQueueService o parâmetro ParallelEstabProcess define quantos estabelecimentos devem ser processados de forma simultânea pela rotina de importação de documentos da Suíte Fiscal.
 
Como citado acima, para que esta implementação fosse possível, desenvolvemos um novo serviço chamado QuiriusProcessQueueService que necessita obrigatoriamente ser instalado junto desta atualização para a versão 3.5.
 
O comportamento padrão da aplicação será mantido, ou seja, caso o parâmetro ParallelEstabProcess não tenha seu conteúdo alterado os arquivos de configuração, a aplicação continuará realizando o download de informações de forma unitária por estabelecimento. Para cada estabelecimento adicionado à fila, serão processados dois documentos por vez.
 
IMPORTANTE! Como salientarmos acima, o número máximo de estabelecimentos a serem parametrizados é de 10 estabelecimentos. Mesmo forçando-se um número maior o sistema irá tratar 10 estabelecimentos no máximo
 
Novas Funcionalidades:
·     Downloads paralelos de documentos via Sefaz