DFe - Criação de Alertas para Serviços Inoperantes

 
Foi efetuado o desenvolvimento de alertas para o caso de serviços que sejam obrigatórios não estejam sendo executados, passem a demonstrar alertas na central de notificações que foi implementado na Versão 3.12 da Suite Fiscal. Lembrando que essas notificações serão dadas apenas para os Jobs do hangfire. Serviços do Windows não demonstrarão informações na central de notificações.
 
1)     Indicador de Serviços obrigatórios:
 
Foi criada uma coluna na tela de serviços onde serão indicados os serviços (Jobs) que podem ser marcados como obrigatórios para algumas operações dentro do DFe. De acordo com a tela abaixo um exemplo da nova coluna criada.
 
 
Disponibilizamos uma matriz com a descrição de cada job para que seja avaliada a necessidade ou não da marcação e se o serviço deve ser obrigatório ou não: Acesso em FAQ disponível AQUI.
 
Também foram implementadas permissões que serão feitas de acordo com o usuário ou perfil para algumas ações na tela de serviços como:
a.     Permissão a "Iniciar" os Jobs
b.     Permissão a "Parar" os Jobs
c.     Permissão para "Habilitar/Desabilitar Logs" 
d.     Permissão para "Download do Log"
e.     Permissão para marcar "Serviços Obrigatórios"
 
2)     Definição de usuários que receberão alertas na central de notificações
 
Como teremos mais um rol de mensagens a serem demonstradas na central de notificações foram criados agrupamentos de mensagens visando um controle sobre os tipos de mensagens em que os usuários serão notificados no DFe na barra de notificações.
 
Além da classificação das mensagens que serão demonstradas na central de notificações foi criado um cadastro de exceção para que seja selecionado qual usuário da Suite Fiscal não receba as mensagens de determinado agrupamento. Esse cadastro estará liberado apenas para usuários administradores do sistema.
 
Temos 4 grupos de notificações atualmente no sistema que são:
 
- Histórico Sefaz: Notificações com relação ao histórico do Sefaz detalhado em (colocar link)
- Certificado: Notificações com relação ao certificado digital atrelado ao DFe, como seu vencimento por exemplo.
- Gestão de Terceiros: Notificações relacionadas ao módulo de Gestão de Terceiros, como por exemplo o prazo de dias em que determinado documento deve ser retornado
- Serviços Obrigatórios: Notificações que serão geradas caso algum serviço (job) mencionados no item 1 que estejam marcados como obrigatórios e estão parados.
 
O cadastro de exceções será feito na tela da central de notificações através do botão “Configurar Exceções” demonstrado abaixo:
 
 
Na tela seguinte serão configurados os usuários da Suite Fiscal que NÃO receberão notificações, ou seja, se um usuário não estiver marcado neste cadastro irá receber as notificações de todos os agrupamentos mencionados acima. Lembrando que também poderá ser parametrizado o usuário para que NÃO receba as notificações para determinado agrupamento de notificações.
 
Abaixo a demonstração da tela com o cadastro das exceções dos usuários para que NÃO sejam recebidas as notificações da Central de Notificações.
 
 
3)     Disparo dos Alertas de Serviços Inoperantes
 
Caso algum serviço (job) estiver marcado como “Obrigatório” e esteja com o status parado. Serão disparados alertas na central de notificações do DFe. Abaixo exemplo de um alerta que será dado na Central de Notificações. O usuário também será alertado na aba de notificações do DFe:
 
 
 
Novas Funcionalidades:
 
- Implementação do cadastro de notificações, exceções de usuários para recepção das notificações da Suite Fiscal e notificações para serviços obrigatórios que estão parados.