Como utilizar o filtro "Tipo Operação"?

 
 
O campo Tipo de Operação que é um dos filtros disponíveis nas telas de Documentos, Manutenir e nos relatórios de Resumo NF-e, e para utilizá-lo primeiramente é importante entender o seu conceito. O Tipo de Operação é uma parâmetro de apoio disponibilizado para auxilinar na classificação dos documentos. Ele é registrado no cabeçalho do documento e a partir dele é possível definir quais os tipos de documento são recebidos afim de filtrá-los depois nas rotinas do DF-e (Documentos, Manutenir e nos relatórios de Resumo NF-e). Ele não é um campo possível de visualização ou edição na tradução do documento, para o preenchimento dele é necessário a utilização de uma engine de regras.
 
Para entender como esse processo funciona e como parametrizar a engine que classifiqua de forma automática as notas, segue passo a passo:
 
Cadastro da engine:
 
 
Variáveis: nessa engine foi classificação do tipo de operação ficou em função do código de CFOP.
 
 
 
Condições: nesse exemplo a condição retorna o tipo de operação preenchido como Remessa (o retorno do tipo é conforme a necessidade do cliente, as opções não são fixas).
 
 
 
Expressão:
 
 
Ou seja, no exemplo, sempre que a CFOP da nota for 5101 ela será classificada como tipo de operação sendo de remessa.
E uma vez que a engine é aplicada no documento, o filtro pode ser aplicado.
 
 
Importante: o campo tipo operação não é apresentado nos detalhes do documento. Mas a aplicação dele pode ser consultada nos eventos dele (através da própria tela de documetos no botão de eventos):