Como funciona a integração de cadastro de emitente e item x emitente entre DF-e e EMS?

 
Cadastro de Emitente e Item
 
Para que a correta tradução das informações dos documentos recebidos no DF-e, dois cadastros importantes que devem ser mantidos atualizados são o do emitente e do item x emitente. Esses dados devem sempre estar em concordância com o ERP para que a nota seja integrada sem divergências. Por isso, por via de regra esse cadastro é originado no ERP e importado e constantemente atualizado no DF-e. Nesse manual será detalhado o procedimento de importação e atualização desses dados no DF-e.
 
1.     Integração
 
Um dos primeiros pontos para manter os dados de emitente e item x emitente consistentes no DF-e é a Integração. Para que a integração das informações é necessário manter as upcs de trigger nas tabelas envolvidas devidamente cadastradas. Com elas ativas, quando um emitente ou item x emintente é editado ou incluído, elas extraem essa informação para que o DF-e leia e realize a importação das informações.
 
1.1     Trigger da tabela Emitente
    
O objetivo da trigger de write da tabela emitente é registrar eventos sempre que um emitente é editado ou criado para que seja importado pelo DF-e e atualizado. Desta forma os dados de emitentes entre ERP e DF-e sempre ficam em concordância. O cadastro da trigger é feito no ERP através da rotina btb\btb006aa.r conforme a imagem abaixo:
 
 
Caso já exista uma upc de write para a tabela emitente é necessário inserir nela uma chamada no início do fonte para a upc twad098c-upc conforme abaixo:
 
/* Utilizado para receptor NFE */
RUN upc/twad098-upc.p (BUFFER b-emitente,
BUFFER b-old-emitente).
 
1.2     Trigger da tabela Item-Fornec
 
O objetivo da trigger de write da tabela item-fornec é registrar eventos sempre que um registro de item x fornecedor é editado ou criado para que seja importado pelo DF-e e atualizado. Desta forma os dados de item x fornecedor entre ERP e DF-e se mantém em concordância para que a conversão unidade de medidas (quando necessária) no recebimento de notas ocorra corretamente.
O cadastro da trigger é feito no ERP através da rotina btb\btb006aa.r conforme a imagem abaixo:
 
 
Caso já exista uma upc de write para a tabela emitente é necessário inserir nela uma chamada no início do fonte para a upc twin178-upc conforme abaixo:
 
/* Utilizado para receptor NFE */
RUN upc/twin178-upc.p (BUFFER b-emitente,
BUFFER b-old-emitente).
       
1.3     Diretórios de leitura
 
Na extração dos dados, os eventos de criação/edição (arquivos XML) são salvos nos diretórios do DF-e para que eles sejam lidos e importados para a tradução no Quirius.
Esses diretórios são definidos no Admin da Suíte Fiscal, na aba Parâmetros, na opção DF-e > Estabelecimento conforme a imagem a seguir:
 
 
Com esses diretórios devidamente definidos, o paramdfe.ini deve conter essas informações e deve estar inserido no diretório principal de programas de integração do DF-e no EMS (ele deve estár registrado no propath).
 
O paramdfe.ini é um arquivo que registra os endereços dos diretórios de movimentação de notas e eventos do DF-e. Com ele salvo no diretório de programas de interação, as upcs utilizam dele para salvar os XMLs em suas devidas pastas. O paramdfe.ini deverá ser gerado no DFe Receiver, através do caminho Módulo Administrativo >> Parâmetros >>  DF-e >> Estabelecimentos  botão Gerar Paramdfe.ini.
 
 
Importante: os diretórios parametrizados no DFe Receiver geralmente são informados como diretórios locais (C:\ ou D:\). Todavia, é necessário que o paramdfe.ini possua os diretórios mapeados para que o mesmo seja acessado pelo programa de integração e seja possível realizar a leitura/integração do arquivo XML. Outro ponto importante é que os usuários do EMS e DF-e tenham permissão de controle nessas pastas para que seja possível registrar, ler e movimentar arquivos.