Como é tratada a data de transação do documento?

 
A data de transação normalmente é a atualizada no DF-e nas seguintes situações:
 
 
Antes da integração com o ERP: antes de integrar a nota com o seu ERP é possível registrar a data de transação. Para isso é necessário primeiramente que o DF-e esteja devidamente parametrizado no módulo Administrativo, aba Parâmetros, DFe >> Aplicação, conforme campo da imagem abaixo:
 
Esse campo pode ser parametrizado de 3 formas diferentes:
  • Sim, considerar a data de modificação do documento: significa que ao traduzir o documento o usuário pode informar manualmente uma data de transação, o campo ficará habilitado;
  • Sim, considerar a data de entrada na portaria: quando o cliente tiver o módulo de portaria ativo, ao liberar o documento nele a data de transação será automaticamente registrada;
  • Não: o campo de data de transação não será atualizado antes da integração.
 
Depois da integração: a data é atualizada automaticamente quando o documento é atualizado no ERP (integrado ao estoque). Quando o documento é integrado ao estoque a data de transação é registrada nele. Com essas informações é gerado um evento que integrado ao DF-e e registra no documento dele a data de transação.